quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DIY - Como fazer as Cortinas Romanas e Persianas de Esteira - Uppado!

Uppando porque achei outra cortina LINDA!
Com o passo a passo pra vocês, do site da Jen Duncan






Nada como pesquisar!
No post anterior coloquei várias fotos das persianas naturais!
E me deparo com um passo a passo que compratilho com vocês, pode ser feito até com a esteira de praia, ou com o seu tecido preferido!


Cortina rolo 
A cortina é sustentada por uma ripa de madeira que é fixa na parede ou no teto. O sistema é muito simples precisando apenas de cordão, parafusos de fixação, parafuso com argola e um prego. A ripa deverá ter a largura da sua janela. Se o tamanho da janela pedir mais de uma esteira, coloque-as na mesma ripa. A fixação pode ser na parede com dois parafusos.

Preste atenção em como deverá ser feito o posicionamento da esteira sobre a ripa.
Quando ela for parafusada na parede, sustentará toda a cortina.
A dobradura na frente cumprirá o papel de bandô.


O sistema se completa com a fixação do cordão ou barbante na parte de trás da ripa.
Depois de fixo o cordão desce até a borda inferior da cortina e sobe pela frente novamente até a ripa. Ali passa por um parafuso argola e desce novamente até a altura das mãos.
Quando o cordão for puxado enrolará a cortina até a altura desejada.

Perceba que a argola é fixa na parte de baixo da ripa. Simples não?
Para finalizar fixe um gancho na parede ao lado da cortina para enrolar o cordão quando a cortina estive aberta.


Cortina Romana



Que tal transfomar a sua esteira de praia numa cortina romana? A cortina romana é essa que sobe e forma dobras. A sustentação é feita com varinhas de madeira ou plástico na parte de trás da cortina. Nesse projeto vamos ver uma adaptação do sistema para a nossa esteirinha básica.
Marque os pontos onde fará os cortesMarque os pontos onde iremos cortar a esteira para encaixar as varinhas de sustentação.
Esquema de marcação dos pontos de corteConfira no esquema ao lado como marcar os pontos onde faremos os cortes. Vamos encaixar quatro varinhas, duas nas bordas e as outras a 40 cm de distância.
Corte a esteira e encaixe as varetasNa imagem as varinhas estão em amarelo para ficar mais fácil a visualização, mas você pode deixar na cor natural. Corte onde foi marcado com cuidado, e o suficiente para passar a sua varinha. Depois de cortado encaixe as varinhas como se fosse uma costura.
Esquema de amarração do cordão da cortina romanaAgora vamos colocar os parafusos argola onde passará o cordão. Eles devem ficar bem no centro das varinhas, sendo que a superior receberá uma extra por onde o cordão descerá.
Fixe as argolas e passe o cordãoAmarre o cordão na argola da varinha que ficará embaixo, encaixe nas outras argolas até em cima, conforme está no esquema anterior.
Decore a sua cortina antes de colocá-la Fixe a sua cortina com preguinhos pequenos na moldura da janela e coloque um gancho na parede ao lado para quando subí-la.

Me diga se tem uma forma mais econômica de se fazer uma cortina com esteira e que dê um toque todo especial para aquela sua janela meio nua ?!
A dica final fica por conta do seu toque pessoal na customização. Pinte flores, conchas, pássaros, desenhos abstratos ou borde, porque não? Tente, invente e ganhe em estilo.

Gostaram???
Eu amei, será que dou conta?

9 comentários:

  1. Adorei a idéia, muito legal, não vejo a hora de começar a pensar nestas coisas, mas ainda to no cimento e tijolos, o pior é que estão levando todo meu dindin, então essas alternativa são muito bem vindas.

    Bjs

    http://umlarumsonhoeumdesafio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Depois vc me conto se sua panqueca ficou gostosa! rs
    Adorei sua dica. já estou pensando em me ariscar a fazer uma dessa,bjos

    ResponderExcluir
  3. Ola.. meu nome eh Paula... moramos em Londrina no Paraná...
    Aqui esfria bastante.. mas a maior parte do ano eh quente... a lareira sera mais pra estetica mesmo.. pq a sala ficou com 36m2.. rsrsr mas eu nao sei qual eh esta ecologia... deve ser bem interessante.. fizemos a lenha pra economizar tb.. pq o kit a gas ficaria mais de 3mil...

    obrigada pela visita...

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu blog e amei ver a evolução da tua casa! ^^
    Já tou seguindo...

    Um lindo dia pra vc!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  5. Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana. Acho que não tenho coragem de fazer.
    Beijinhos!
    Claudinha Telles

    ResponderExcluir