segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Paisagismo x Jardinagem e outros Antes e Depois

Se você assim como eu não entende nada disso, que tal começar do começo?

Daqui e projeto de Gilberto Matter

As diferenças entre paisagismo e jardinagem
Paisagismo é a criação de projetos de áreas verdes, englobando tudo que interfere na paisagem externa às edificações, tais quais como: espaços abertos não construídos e áreas livres de circulação, lazer, recreação, preservação ambiental, entre outros. O paisagista pode utilizar inúmeros elementos construtivos: piscinas, quadras esportivas, pérgolas, quiosques, churrasqueiras, acessos e escadas, pisos, muros e iluminação, além da escolha da vegetação que melhor se adapte à iluminação e solo do local.


Jardinagem é a definição (através de projetos ou não) dos volumes, espécies vegetais, objetos decorativos e tudo mais que engloba um jardim, com espaços e funções pré-definidas

Paisagista: quando contratar?

Por ser responsável pela análise e solução da organização dos espaços externos de um projeto, o paisagista deve ser contratado assim que o projeto da casa estiver em mãos, o que na maioria dos casos, não acontece. É muito comum o cliente procurar o profissional apenas quando a construção já está pronta ou em fase de acabamento. Nesses casos, o paisagista aproveita como pode as áreas externas, mas a relação arquiteto-paisagista não acontece e isso impossibilita o estudo conjunto para um melhor aproveitamento do terreno.

Os profissionais do paisagismo, em geral, seguem algumas etapas até chegar ao projeto definitivo:

Na primeira delas é realizado um estudo preliminar, onde são levantados os dados do terreno; sua morfologia; orientação em relação ao sol, que ajudará na escolha da vegetação; tipo de solo predominante; levantamento da vegetação existente. Também é realizada uma entrevista com o proprietário e sua família para avaliar as demais necessidades: piscina, quadras esportivas, churrasqueiras, etc.

A partir disso, é feito um anteprojeto, chamado plano de massas, onde o paisagista apresenta ao cliente desenhos em planta e cortes esquemáticos (permitindo a visualização do jardim) e de acordo com a avaliação, altera ou não alguns pontos.

Depois de aprovado pelo proprietário, é realizada a última etapa, o projeto executivo, trazendo todos os detalhes da execução do jardim. É apresentado através de plantas detalhadas e contêm sugestões de materiais, equipamentos, sistemas de drenagem, irrigação e iluminação.

Separado, vem o projeto de plantio, com a especificação da vegetação e a quantidade de cada espécie. Também é fornecido um memorial de manutenção, com informações sobre época de adubação, poda e tratamento correto do solo.

Esse último projeto permite que haja um melhor andamento da obra e avaliação do jardim, permitindo inclusive, fazer orçamentos se desejar. Se for da vontade do cliente, o paisagista também pode se responsabilizar pela execução do projeto, indicando e orientando a mão-de-obra e os fornecedores de material. No entanto, este serviço é cobrado em separado, não fazendo parte do projeto.

Fonte: Revista Casa Cláudia





3 comentários:

  1. Oi laila :)

    Muito legal essas postagens sobre paisagismo e jardinagem!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Favor citar o autor e executor dos projetos do antes e depois - Gilberto Matter

    ResponderExcluir
  3. Com certeza citarei a fonte!!!
    obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir