quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tingir tecido: Tapete

No blog da Lilly teve um post onde ela disse que tingiu a manta de amarelow e ficou meio manchadinha e todo mundo adorou a ideia e perguntou como fazer!
Eu também sempre soube que era colocar corante e ferver, muito simples não?
Nem tanto meu amor!

Lá em casa eu tenho um tapete branco que pra um apartamente é super lindo e confortavel, mas pra um sítio será IMPOSSIVEL, uma dor de cabeça um tapete branco no meio da terra, poeira...
Por isso pensei em tingir de roxo (ou de turquesa, to com obsessão por turquesa)!!



Ele é todo peludinho como este:
Mas custou super baratinho, minha irmã trouxe lá de Fortaleza, os ambulantes vendem na beira da praia sabe? Então se der errado não me culparei demais por ter estragado ele!

Encontrei o passo-a-passo pras meninas que como eu só sabem a teoria e marromeno:

Material utilizado para tingir tecidos em casa:• corante na cor de sua preferência
• Bastão ou vareta para mexer
• Sal de cozinha ou fixador de corante
• 1 panela ou caldeirão com capacidade para 2,5 litros (para preparo da tinta)
• 1 panela ou caldeirão ou um tacho com capacidade superior a 6 litros (para tingir)
Atenção: O tacho ou o caldeirão ou a panela devem ser usados exclusivamente para este fim, pois além da roupa o corante também vai tingir a vasilha utilizada.


Passos do tingimento:
1º. Passo: pré-tingimento
• Pese a roupa a ser tinta enquanto estiver seca.
Quantidade de corante e de água:
• Use 20 ml de água por grama de tecido seco

• Pese o tecido ou a roupa a ser tingida, pois a quantidade de corante é proporcional ao peso do material a ser tingido. • Um tubo de 45 gramas de corante tingem 300g de tecido seco. • Lave bem a roupa ou tecido a ser tinto • Enxagüe bem e deixe o tecido úmido

2º. Passo: Preparando o corante • Ferva 1 a 2 litros de água na panela destinada a tingimentos. (lembre-se que ela vai ficar manchada)
• Dissolva muito bem o tubo de corante de tingimento nesta água fervente. Mexa muito bem com uma vareta ou bastão
• Ferva a quantidade necessária de água, para cobrir a peça que será tingida. Por volta de 6 litros. Use o tacho grande destinado a tingimentos.
• Dissolva o corante em água fervente e misture muito bem.

3º. Passo: Tingindo o tecido
• Mergulhe-o no banho de tingimento deixando a peça submersa tendo água com folga. Deixe ferver por 40 minutos sempre mexendo com o bastão, pois tecido parado é tecido manchado! (a fervura é importante para melhorar o resultado).

4º. Passo: Fixador de Tingimento
• Coloque um fixador de cor na água do tacho durante o tingimento. O próprio fabricante do corante tem este fixador para vender, mas eles podem ser substituídos por vinagre branco ou sal de cozinha.
• Cores escuras adicione 1 colher de (sopa) de sal de cozinha (25g) para cada 300g de tecido seco.
• Escorra a agua com corante do tacho de tingimento.
• Enxágüe em água corrente até que a água do enxágüe apresente-se límpida.
• O ultimo enxágüe deve ser em água com sal
• Seque à sombra

Pois é e eu já tava pensando num panelão que minha mãe tem, mas depois que eu vi que ele mancha a panela, "Mãe você não vai querer mais me emprestar né?!"
E agora comofaz???

Vou dar um jeito e postar pra vocês o antes e depois ok?!
E aí quem vai se arriscar comigo?

15 comentários:

  1. Oi Laila, tudo bem?
    Uma dica, este tipo de tigimento só serve para tecidos 100% algodão, então procure saber antes do que é este tapete seu, mesmo pq se ele tiver poliester (plastico), esses fios não tigem e podem danificar a fibra com a temperatura da água, eu já fiz isso em duas calças...rsrs

    ResponderExcluir
  2. tingi de novo, de laranja e deu certo
    yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    kkkk
    bj lilly

    ResponderExcluir
  3. Danila obrigada pelo carinho mas como eu faço pra saber se é 100% algodão? Foi comprado na beira da praia... tomara que seja!!! hahah bjo obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  4. Lilly que bom que deu certo!!! Agora só falta postar a nova fotinho p/ gente acabar com essa curiosidade né?!
    bjo

    ResponderExcluir
  5. E se o tapete for tão grande que não for possível mergulhá-lo para ferver?

    ResponderExcluir
  6. Se o tapete for muito grande você precisará de uma panela maior e um fogão industrial.

    ResponderExcluir
  7. O tapete e grande a medida e 2m.por.1m5o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero tingir meu tapete ele creme suja muito qual a tinta indicada e quanto vai de tinta ele 150 por 2.50

      Excluir
  8. Meu tapete é desses peludos é lilas quero pintar de rosa...como faço que tinta devo usar ele tem um metro e pouco.desde ja obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU TAPETE E CASTOR E QUERO PINTAR DE RODA COMO FACO ELE TEM 2POR 2,20

      Excluir
  9. Meu tapete e beje quero tingir de preto qual ocusto

    ResponderExcluir
  10. Meu tapete e peludo ficou verde... parece que desbotou ele era cinza... mas será impossível ferver ele é muito grande... quero deixar ele cinza ou berge. Como faço pra tingir?

    ResponderExcluir
  11. Meu tapete ficou verde, preciso tingir, mas vai ser impossível colocar pra ferver ele é grande peludo tipo de fio sabe... como posso tingir?

    ResponderExcluir
  12. Meu tapete ficou verde, preciso tingir, mas vai ser impossível colocar pra ferver ele é grande peludo tipo de fio sabe... como posso tingir?

    ResponderExcluir
  13. O meu tapete e Branco e se eu ferver a tinta preta e jogar será que vai ficar mesclado? Ele e 300×250

    ResponderExcluir