segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Viajando de férias:Mofo!!

Mais uma da série de férias!
Aqui em Brasília, estou quase criando guelras e trocando o carro por um jetski!!!
Só chove!
Todos os dias um diluvio!

E aí você fica um tempo fora de casa de férias, portas e janelas fechadas, cortinas baixas, sem entrada de luz o que acontece???
Parede embolorada, os livros úmidos, roupas mofadas no armário, roupa de cama mofada...
Principalmente se você como eu  mora num local onde chove de mais no verão e se a sua casa não tem forro ou impermeabilização!!! É o ambiente perfeito pra eles! 

A gente que tá em construção e reforma, deve ficar atenta à esse passo da obra porque é uma fase barata e que previne muitas dores de cabeça futuras!!

"Quanto ao mofo, de acordo com os médicos, há maneiras eficientes e baratas de acabar com ele, como impermeabilizar as paredes. Para uma casa de dois quartos, com 40 metros quadrados, o custo é de R$ 200. Se o serviço for feito durante a construção, sai mais ou menos 2% do gasto total da obra. Se ocorrer depois, sobe para 12%.Programa Bem Esta

Além de dar um trabalhão pra limpar a casa e prevenir o mofo, ele trás grandes problemas pra saúde também, no site do Programa Bem Estar tem um esquema que mostra como ele pode trazer problemas alérgicos e respiratórios:




A Renata Fraia tem uma dica caseira:
A fórmula leva 240 ml de vinagre branco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture em um recipiente alto, pois a mistura ácido e base, fará a solução borbulhar. Coloque em um borrifador e aplique. Aguarde 10 minutos e passe um pano seco para limpar paredes, armários gavetas e azulejos prevenindo e eliminando os focos de mofo.

A minha mãe indiciou deixar nos armários um produto próprio, comprado em supermercados, além de deixar as cortinas e as portas do guarda-roupas abertas e sempre que tiver sol (nunca) abrir também as janelas.


Esse produto tem uns flocos de alguma coisa que sugam a umidade, deixe eles no guarda-roupa até que a parte de baixo dele esteja cheia de água! E fica mesmo, a mãe mostrou o que ela tava trocando!! Parece experiência de escola, mas funciona!!


Ouvi falar em arroz e gíz de quadro negro também, mas aí não tenho a mãe pra confirmar! Se vocês souberem mais dicas posta aí nos comentários pra gente tah?


Vamos todos sobreviver ao verão, à chuva e ao mofo!
bjo bjo

4 comentários:

  1. Oi Laila, lá em Sampa tinha muitos problemas com a umidade tb, usava este antimofo da foto, mas não é baratinho não, tem que trocar sempre. Limpava o guarda roupa com agua é vinagre e trocava estes potes, melhorava bem, agora o giz eu usei e não vi diferença nenhuma não, e sempre que viajava deixava as portas do guarda roupa abertas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laila,
    Que lindo que tá seu blog de cara nova, bem natalino mesmo! E quantas novidades, a casa da sua mãe está ótima e eu adorei "se não for fazer o peru me avisa que eu faço", hehehe! A casa da sua mãe tá lindona mesmo. E essa chuva toda em Brasília? Estive aí no dia 28 e só peguei chuva também. Aí ou é muito seco ou muito úmido, não tem meio termo, né? Beijão! E parabéns!
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Pois é Laila.... mofo é um caso sério, aki em casa tenho vários problemas com isso.... tenho que viver tirando os colchões e cobertores pra fora pra tomar um solzinho.....Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laila, adorei a nova cara do seu blog...
    Mofo, nossa como eu sofro, eu e a Pampam temos bronquite alergica e asmatica ai ja viu né...rs
    Ai Laila, estou num desanimo só parece que não vamos nos mudar esse ano, nosso pedreiro sumiu e nem atende mais nossas ligações aff minha vida é chorar, mas confio em Deus e seja como ele quiser.bjs

    ResponderExcluir